Wednesday, December 31, 2008

Café de tropeiro

Antes de tudo, não pense que você pode fazer esse café no conforto assético de seu lar. Na foto abaixo você vê uma senhora o preparando em um fogão a lenha. Blargh, esse café deve ter ficado horrível. De qualquer maneira ele ilustra o momento mais importante do preparo desse tipo de café.

É quase assim! (Peguei a imagem desde link)


Esse café deve ser preparado em fogo de chão, com a panela posta diretamente no fogo. Porquê? Sei lá, foi assim que sempre fiz e assim que é bom.

Faça um fogo de chão. Use grimpa/sapé lenha e de bracatinga etc etc. (Não entendeu? blargh!)

Encha uma panela velha com água de arroio e a ponha para esquentar no fogo.

Quando ela começar a burbulhar, jogue o pó de café, deixe ferver por mais um tempo. Então vem o grande momento do preparo:

Retire a panela do fogo, pegue a brasa mais vermelha/brilhante (esqueci o termo, reviso depois) do fogo e ponha na panela com a água. Ela vai ficar burbulhando por um tempo em razão do choque térmico, quando cessar retire e pronto!

As energias místicas/mágicas/mandrákicas da brasa vão fazer com que o pó vá para o fundo da panela. Assim você poderá pegar o café com uma concha ou caneca. Cuide para não agitar o café e acabar disperçando o pó novamente.

De qualquer maneira, chimarrão é muito melhor.

No comments:

Post a Comment